Desarrollo de una metodología para implementar microfranquicias

<< Volver

Propósito

Desarrollar una metodología para implementar microfranquicias principalmente en la ciudad de Maringá y región Noroeste del Estado de Paraná.

Temas Relacionados

Desarrollo de la pequeña y mediana empresa, Franquicias

Status

Estado

Aprobado

Status

Fecha Aprobación

marzo 11, 2009

Status

Tipo

Cooperación Técnica

Status

Número del Projecto

BR-M1061, ATN/ME-11533-BR

Información Financiera

FOMIN Contrapartida
Monto Desembolsado $162,824.53 $76,106.24
Por desembolsar $0.00 $508,827.76
TOTAL: $162,824.53 $584,934.00

Cronología de Eventos

Descripción

Fin

Contribuir a lograr la expansión sostenible de las micro y pequeñas empresas brasileñas

Propósito

Desarrollar una metodología para implementar microfranquicias principalmente en la ciudad de Maringá y región Noroeste del Estado de Paraná.

Componentes

  • Desenvolvimento da Metodologia de Microfranquias: Desenhar uma metodologia de expansão sustentável de micro e pequenas empresas, iniciadas por empresários emigrantes brasileiros ou não, com base no modelo de microfranquias.
  • Promoção e Implementação da Metodologia: Promover a adoção da metodologia e a adesão de novas empresas franqueadoras a serem assistidas pelo Programa, além da formação de uma rede de consultores.
  • Implementação de Sistema de Apoio a Microfranqueados: Proporcionar assistência a empreendedores que desejam iniciar um negócio próprio através da adesão ao modelo de microfranquias.
  • Difusão de Resultados e Lições Aprendidas: Sistematização da experiência e a divulgação dos resultados e aprendizados do Programa através da criação de meios de comunicação com o público-alvo, tais como sítios na internet (portal), criação de informativos e revistas visando irradiar notícias sobre as microfranquias bem como proporcionar um canal de relacionamento com o público-alvo e demais atores envolvidos no Programa.

Consiste em estudar o mercado e as boas práticas no setor de franquias, desenhar e aplicar uma metodologia conceitual junto a empresas-piloto, formar profissionais para aplicação do método e validar os instrumentos da metodologia. Serão realizados eventos e visitas de sensibilização junto ao público-alvo para divulgar o projeto e acolher a adesão de interessados para a fase piloto. Após esta fase, serão identificadas e escolhidas três a cinco empresas franqueadoras como “piloto” para implementação da metodologia. Este componente financiará as seguintes atividades: (i) Diagnóstico de mercado e boas práticas em microfranquias; (ii) Desenho da metodologia conceitual de microfranquias; (iii) Formação de consultores; (iv) Realização de eventos e visitas de sensibilização; (v) Identificação e escolha de empresas-piloto; e (vi) Desenvolvimento, Aplicação e validação dos instrumentos da metodologia de microfranquias.

Indicador Logrado Estado Línea de base Valores intermedio Meta final
1.1. Número de empresas franquiadoras piloto que finalizam la consultoria para implementar microfranquias

4 Finalizado 0 0 5
1.2. Número de consultores formados.

18 Finalizado 0 20 40
1.3. Número de empresas sensibilizadas para a realização do piloto.

14 Finalizado 0 0 50
1.4. Número de empresas franquiciadoras piloto que utilizaram e avaliaram para replicar a metodologia de microfranquias.

0 Finalizado 0 0 15

Será formado um Comitê de Seleção para avaliação e escolha das empresas candidatas a serem beneficiárias do Programa. O Comitê de Seleção tomará a decisão com base em critérios previamente definidos para o processo seletivo. As empresas selecionadas neste componente receberão assistência técnica para a geração de planos de negócios, suporte de gestão e sistematização da experiência. O componente prevê também a realização de rodadas de negócios para a divulgação das empresas franqueadoras e captação de potenciais empreendedores franqueados que desejam investir em microfranquias. Este componente financiará as seguintes atividades: (i) Desenvolvimento de campanha de promoção; (ii) Diagnósticos iniciais de potenciais empresas franqueadoras; (iii) Implementação do processo de seleção de microfranqueadores; (iv) Assistência Técnica a empresas que decidam franquear seu próprio negócio; e (v) Desenvolvimento de uma Rede de Consultores.

Indicador Logrado Estado Línea de base Valores intermedio Meta final
2.1. Número de empresas franquiciadoras em potencial sensibilizada sobre a metodologia de microfranquia.

370 Finalizado 0 100 200
2.2. Número de empresas franquiadoras com plano de franquiamento definido.

4 Finalizado 0 6 12
2.3. Percentual das empresas franquiadoras satisfeitas ou muito satisfeitas com a assistência técnica recebida.

1 Finalizado 0 0 80
2.4. Número de redes de consultores criada e em operação.

3 Finalizado 0 0 1

Serão realizados encontros e reuniões com potenciais beneficiários microfranqueados visando a divulgação da metodologia e sensibilização deste público-alvo para adesão ao Programa. Os empreendedores microfranqueados selecionados para o projeto receberão assistência técnica para a escolha do ponto de venda, assistência jurídica e orientação na montagem da empresa. O componente prevê também a realização de atividade de capacitação complementar ao microfranqueado. Este componente financiará as seguintes atividades: (i) Sensibilização e divulgação sobre as microfranquias a potenciais beneficiários (microfranqueados); (ii) Diagnóstico de avaliação de compatibilidade de perfil do franqueado; (iii) Ferramenta para avaliação de oportunidades de franquias; (iv) Assistência ao microfranqueado; (v) Capacitações complementares ao microfranqueado; e (vi) Implementação de ferramentas para o acompanhamento contínuo e à distância da gestão da rede de microfranqueados.

Indicador Logrado Estado Línea de base Valores intermedio Meta final
3.1. Número de microfranquiados seleccionadas por empresa franquiadora piloto.

0,01 Finalizado 0 0 3
3.2. Número de pessoas, potenciales microfranquiados, sensibilizados.

730 Finalizado 0 0 100
3.3. Número de empresas microfranquiadas em operação.

0,01 Finalizado 0 15 30
3.4. Número de empresas microfranquiadas em processo de implementação.

0,01 Finalizado 0 0 10
3.5. Número de microfranquiados capacitados.

0,01 Finalizado 0 0 20
3.6. Número de pessoas sensibilizadas interessadas em adquirir uma microfranquia.

5000 Finalizado 0 0 1500
3.7. Número de empresas microfranquiadas capacitadas.

0,01 Finalizado 0 0 25
3.8. Percentual das empresas franquiadoras avaliadas reportam níveis de desempenho satisfatório no gerenciamento da sua rede de microfranquias.

0,01 Finalizado 0 0 70

Este componente financiará as seguintes atividades: (i) Desenvolvimento de linha-base de indicadores do projeto; (ii) Fortalecimento e criação de meios de difusão como site web do projeto, revistas e informativos; (iii) Participação em feiras empresariais e de franquias no Brasil; (iv) Estudos de caso, manuais e outros mecanismos de divulgação de resultados; e (v) Realização de seminário internacional de finalização do Programa.

Indicador Logrado Estado Línea de base Valores intermedio Meta final
4.1. Número de sistemas de gestão de projeto em funcionamento.

1 Finalizado 0 0 1
4.2. Número de livros com a experiência de microfranquias no Brasil publicado e difundido.

0 Finalizado 0 0 1
4.3. Informação sobre a metodologia de microfranquias e resultados estão à disposição do público.

1 Finalizado 0 0 1
4.4. Número de pessoas que assistiram ao seminario internacional organizado pelo Programa.

350 Finalizado 0 0 100